top of page

Institucionalizando o Acaso


Fonte da Ilustração: Alberto C. Vazquez, via Wikimedia Commons


Encontros de meia hora, uma vez por semana. Para um café, ou apenas uma conversa, que pode ser sobre trabalho ou qualquer outro assunto. Quem quer participar se cadastra e tem um colega alocado aleatoriamente a cada semana.


Esta é a ideia dos Randomized Coffee Trials (algo como encontros randômicos para café), criados pela Nesta - ONG britânica dedicada à inovação. Segundo a Nesta, os benefícios deste programa são:


- Traz legitimidade para conversar com pessoas sobre temas não diretamente relacionados a trabalho. Ainda que todos os encontros tenham trazido impactos benéficos para vários projetos e programas;


- Promove conversas totalmente aleatórias, bem como conversas produtivas sobre trabalho. Maneira efetiva de quebrar silos.


- Cria tempo para pessoas se encontrarem. Serve tanto para conversar com quem elas deveriam estar falando de qualquer jeito, como também para conhecer pessoas com quem não trabalham diretamente. É uma boa maneira de revelar conexões dentro da organização e encorajar a colaboração.


- Por ser parte de um programa oficial da organização as pessoas se sentem mais comprometidas a manterem o encontro, mesmo em dias ocupados.


O grupo de discussão dedicado ao tema do digital nos governos locais britânicos (LocalGovdigital) aderiu à ideia e lançou a iniciativa “Unmentoring” (algo como “desmentores”). Ou seja, é uma rede de mentores, mais informal e não-hierárquica. Quem quiser, pode aderir aqui aos encontros que acontecerão via skype.


Talvez no Brasil nós não precisemos de uma “desculpa” para conversas aleatórias, e isso aconteça de qualquer jeito. Acredito que por aqui a proposta poderia funcionar para conectar pessoas com interesses comuns (exemplo: inovação em governo) que não se encontrariam normalmente.



Para entender melhor os Randomized Coffee Trials, assistam este vídeo.


bottom of page