A Escola Somos Nós


Temas que abordamos muito aqui na Rede Paulista de Inovação, tais como colaboração, cocriação, negócios sociais e inteligência coletiva, foram, todos eles, colocados em prática nesta história que relata o esforço para ajudar a melhorar o governo em sua mais sagrada missão, a educação.


No ano 2000, um conjunto de ex-alunos da Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz, localizada na Rua Cristiano Viana, zona oeste de São Paulo, reuniu-se para homenagear os professores. Nessa ocasião, eles souberam que a escola passava por uma grave crise, envolvendo desde a decadência em suas instalações físicas até atos de violência e consumo de drogas. Começou ali mesmo um grande esforço unindo professores, alunos e ex-alunos para impedir o iminente fechamento da escola.


Essa mobilização envolveu a organização de eventos dentro da escola, conversas com a comunidade e até a criação de uma ONG, a Fênix.


Fruto desse esforço coletivo, hoje a escola pratica o ensino em tempo integral (das 7 às 16 horas) e obteve em 2014 a maior média do Enem, dentre as escolas públicas estaduais da cidade de São Paulo. Parabéns a todos os envolvidos e, em particular, ao Márcio Lozano, um dos líderes desse movimento, e à diretora da escola, Solange Duque.


Clique na figura acima para saber mais desta história, lendo a matéria do jornal a Folha de São Paulo e do site UOL.

editoria e curadoria: josé antônio carlos  - professor pepe, utilizando a plataforma wix