top of page

Aulas Que Dispensam a Chamada


Muito cedo na vida, aprendi a admirar professores capazes de, por mais árido que seja o tema tratado, transformar cada aula em uma obra de encantamento e inspiração. Eles fazem parte de minha particular galeria dos imortais, a quem devo muito de minha formação.


No ano passado, assisti a um vídeo disponível no acervo da Univesp, que se simboliza, de forma exemplar, esse estilo de docência. Ele mostra uma aula do filósofo norteamericano, Michael Sandel, que aborda o delicado tema do lado moral do assassinato.


Esta aula integra o consagrado curso chamado "Justiça", que foi ministrado por Michael na Universidade de Harvard, por mais de duas décadas.


As aulas por ele ministradas substituem o modorrento eu falo, vocês escutam, por um intensa interação com a plateia, resgatando o modelo socrático que privilegia o debate, a troca de ideias e o estímulo ao pensamento crítico.


A partir de exemplos colhidos no dia a dia, Michael confere às suas aulas e palestras um clima de "thriller", onde as reviravoltas surgem o tempo todo.


Em uma época onde a complexidade dos problemas contemporâneos transforma a gestão do conhecimento, a criatividade e a ética em temas a serem estudados em profundidade, as aulas de Michael Sandel tornam-se recursos imperdíveis. O vídeo abaixo serve de aperitivo, que, garanto, lhes abrirá o apetite intelectual.




bottom of page