top of page

De Capão Redondo para Stanford


Gustavo Gomes tem 17 anos. Nasceu e foi criado em Capão Redondo, distrito localizado no sudoeste do município de São Paulo.


Em 2013, quando ainda cursava o ensino médio, Gustavo decidiu que iria estudar fora do país. No ano seguinte, com o apoio da Fundação Estudar e do EducationUSA, ele aprendeu como submeter uma candidatura pleiteando uma vaga em uma grande universidade americana.


O resultado não poderia ter sido melhor. Gustavo foi aprovado em Columbia, Duke, Harvard, MIT e Stanford, optando por esta última, onde apenas 6% dos candidatos são aprovados.


A incrível trajetória desse jovem mostra alguns pontos que devem servir de inspiração e ensinamento para a construção de políticas públicas corajosas que facilitem o acesso ao conhecimento para outros tantos gustavos que vão ficando pelo caminho. Neste sentido, destaco alguns dos valores muito caros ao Gustavo - amizade, trabalho em equipe, vontade de inovar, empreendedorismo, persistência, só para lembrar alguns - que dão boas pistas para a formulação de tais políticas.


Para os que querem conhecer melhor sua trajetória e descobrir por que ele dá tanta importância aos valores apontados acima, convido-os a ler estas matérias: "Achava Que Era Impossível" e "Como Ser Aprovado Em Stanford".


Assistam também esses vídeos: "Meus Valores" e "A Importância da Amizade"



bottom of page